
Ontem dia 8 de janeiro foi comemorado o dia fotógrafo.
A origem desta data se dá pelo fato de que neste dia no ano de 1840 a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil e por isso essa foi a data escolhida como o dia nacional dos fotógrafos e da fotografia.
O equipamento chamado de daguerreótipo foi encomendado por D. Pedro II.
De acordo com a Enciclopédia do Itaú Cultural Victor Frond, Marc Ferrez, Augusto Malta, Militão Augusto de Azevedo e José Christiano Júnior foram responsáveis por difundir a fotografia no Brasil. – Fonte: https://blog.alboompro.com/
E eu como fotografa relembro de quando comecei a me interessar pelas lentes e de registrar alguns momentos na adolescência. Isso ocorreu com uma câmera compacta analógica de viagens com aqueles filmes de no máximo 36 poses.
Iniciei fotografando eventos na escola no ensino fundamental, principalmente dos colegas de salas e nas viagens de excursões com os professores.
Lembrando disso percebo que gostava muito de registrar as pessoas em seus momentos de descontração. Além disso é claro que não poderia faltar as paisagens, pois quem é fotografo sabe, quase sempre começamos fotografando as plantas, céu, bichos e assim por diante.
Abaixo dois registros nos meados de 1999 em uma excursão junto com o colégio Mendes Mourão de Divinópolis/MG
E apesar da beleza que a profissão nos proporciona infelizmente também tem outras áreas no qual a fotografia tem sua importância como em momentos de grandes acontecimentos, sejam eles bons ou ruins, que também precisam ser registrados.
Parabéns a todos nós que estamos sempre registrando os melhores momentos.